Português – Sobre a ViaFlora

Seja bem vindo à ViaFlora !

Como agricultores, a nossa missão é melhorar a saúde à nossa volta – a sua e a do planeta – através da aplicação prática dos nossos conhecimentos e do amor pelas plantas, que a Natureza nos inspira.

Motivados pela tradição familiar na agricultura biológica de plantas medicinais desde 2002, e pelos ascendentes com relação com a prática da medicina, em 2009 adquirimos a terra para a nosso jardim medicinal ViaFlora.

Somos a Susana e o Pedro. Os nossos filhos foram criados usando as ervas como companheiras de um processo holístico de educação e cura.

Agora precisamos da sua ajuda para expandir esta rede de vida. Quer participar?

Aqui vamos partilhar as nossas ervas, receitas, experiências e vivências do dia a dia.

deepskyPartilhando o PROCESSAMENTO DA NOSSA BOTÂNICA

Obtivemos certificação biológica desde o ínicio da ViaFlora e em 2014 entrámos em conversão para a certificação Demeter, relativa à prática de agricultura biodinâmica.

O nossos desafio nesta área consiste não somente em não poluir, mas em sermos uma parte activa no ciclo ecológico global. Produzimos e compostamos os nossos factores de produção, com o objectivo da própria unidade agrícola compreender em si um ciclo ecológico fechado e sustentável.

Estufas 08Set2014 130No nosso viveiro, todas as plantas foram selecionadas a partir das melhores origens, de espécies de polinização aberta e de herança da Natureza. Actualmente, já recolhemos as nossas próprias sementes, que depois semeamos, plantamos, colhemos, secamos e armazenamos com cuidado e afecto.

Na devida altura, cortamos as ervas frescas para dentro de um saco de algodão, que transportamos de imediato para o secador.

Todo o processo de secagem é monitorizado por medidores de temperatura e humidade, para registar e garantir um lento mas seguro decréscimo destes factores, independentemente das condições atmosféricas exteriores.

O efeito medicinal das ervas é intensificado pelo uso correcto do processo de secagem: numa divisão à sombra, muito bem ventilada e à mais baixa temperatura possível (abaixo dos 35ºC).

cx1bDeste modo, garante-se que o conteúdo em princípios activos na erva seca é superior a 90%, quando comparado com a erva fresca. Além disso, asseguram-se os requisitos que qualificam as nossas ervas como alimento crú, não adulterado por temperaturas excessivas que destruiriam irreversivelmente os processos enzimáticos na planta colhida.

 

Não usamos quaisquer aditivos ou conservantes (naturais ou artificiais) em qualquer um dos passos do processamento.

Assim, poderá apreciar o sabor, o aroma, a cor e a vitalidade original das nossas plantas, ao preparar uma deliciosa infusão com as Ervas ViaFlora.

Para mais informações, por favor, contacte-nos em:
info@viaflora.pt

Susana Gil & Pedro Gonçalves

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s